segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carência e Agressividade na Educação infantil


Problematização: Porque a maioria das crianças de Educação Infantil estão demonstrando carência e agressividade na sala de aula?

Muitas crianças começam a apresentar um comportamento agressivo de uma hora para a outra. Bater nos colegas de escola, xingar e bater nos pais passa a virar algo comum e desencadeado pelos motivos mais simples.
Quando é contrariada, a criança ainda não tem maturidade emocional para se controlar e pode acabar explodindo. Algumas choram, outras mais partem para a ação, estapeando ou mordendo. Esse descontrole deve ser investigado. O que acontece de fato é que toda criança tem dificuldades para controlar suas emoções, mas a maneira como ela é tratada em casa tem uma influência grande na expressão desses sentimentos.
Nos primeiros anos de vida precisamos ser atendidos imediatamente em nossas necessidades, o que é explicado pela psicanálise: o homem, quando nasce, tem apenas a primeira estrutura da mente, que representa os instintos. Ou seja, um bebê que tem fome, chora sem pensar. Ele não vai esperar como costumam fazer os adultos. Ao longo dos anos, vai-se formando o Ego, que é responsável por desenvolver no indivíduo a capacidade de enfrentar as adversidades ou os desejos não atendidos. Quanto maior for a tolerância à frustração, mais o indivíduo pode se relacionar bem consigo mesmo e o mundo. No caso das crianças, os pais são parte fundamental desse aprendizado.


5 comentários:

  1. Obrigada amiga!! Estamos chic's né?

    ResponderExcluir
  2. Oi Jana, minha querida, adorei tudo! O blog está uma gracinha, as postagens muito lindas e o projeto... mara! Espero poder colaborar sempre que você precisar. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Adri!!Foi vc quem me ensinou tudo...BjOs te adoro!!

    ResponderExcluir
  4. Ensinar para uma aluna assim que nem você é fácil!
    Te adoro, vc sabe!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir